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terça-feira, 10 de abril de 2012

Lada

NO PRINCÍPIO

Em 1966, foi assinado um acordo entre a Fiat e o Governo soviético, de forma que uma nova fábrica de carros poderia ser construída ao lado do rio Volga, em um lugar a + ou - 960 km a sudeste de Moscou . Este local é agora o terceiro maior complexo motor-industrial do mundo com 90 milhas de linhas de montagem automatizadas e uma área de 22.5 milhões de pés quadrados. A fábrica foi construída em menos de 4 anos, por mais de 45 mil trabalhadores a um custo calculado de £ 820,000,000 (Liras).
O local tem seus próprios hotéis, pista de testes (Os hotéis foram agora vendidos). Este esquema enorme fez parte de um programa muito maior para a área que incluiu construção de uma usina hidroelétrica, a Lenin Dam no Volga, e o contrução de uma nova cidade na beira do rio, Togliatti, que substituiu a antiga cidade de Stavropol que foi inundada pelo reservatório.
Togliatti era o nome do presidente do Partido comunista italiano da época. Ele tinha conduzido a resistência italiana durante a 2a. guerra mundial , e teve um papel fundamental nas negociações que tinham conduzido à venda da planta da Fiat à União soviética. Parte das negociações era um acordo em que a União soviética daria aço a Fiat para que ela produzisse carros em sua fábrica na Itália.

O LADA

A primeira aparição do Lada 1200 Saloon se deu em 1973 no Motor Show da Inglaterra causando alguma estranheza por causa do preço extremamente baixo. Como a Satra Motors LTD e os concessionários disseram, "Para um carro novo, o Lada parece e soa estranhamente familiar. Isto não é nenhuma tolice. Linhas limpas para seu motor de 1198cc, capaz de velocidades até 144Km/h, e como esta é uma velocidade que a pessoa raramente é permitida alcançar, o Lada nunca estará cansado. Também é surpreendentemente suave às bombas de combustível. Dentro e fora, há muito pouco sobre o Lada que você já não conheça. A única coisa que o pegará de surpresa é o preço. É muito menos que você esperaria. Você não encontra muitos carros como esse hoje em dia ".
Ele foi inicialmente equipado com assentos reclináveis completamente ajustáveis, caixa de quatro marchas e engrenagens sincronizadas de velocidade, tapeçaria de vinil luxuosa, caixa de ferramentas inclusive. " E nenhum destes complementos custará mais dinheiro". Aproximadamente quatro anos depois, tapetes eram providos (em cima da esteira de borracha provida pela fábrica) e colocadas as luzes de ré. Mais adiante modificações seguiram e o Riva foi atualizado regularmente desde então. As linhas do carro seguramente devem ser consideradas agora um "clássico". Abril de 1974 viu a introdução do Lada 1200 Saloon e o Estate que se uniu depois ao Lada 1500 Estate, compartilhando com o 1200 a plataforma. O 1500 Saloon foi seguido em 1976 e em 1978 pelo aparecimento do motor 1600, e era o líder da gama de 4 farois da Lada. Em maio de 1983 o Riva apareceu com um motor 1300cc , seguido em 1984 pela 1200 Saloon e em 1985 pelas 1300 e 1500 Estate. Várias mudanças se seguiram alguns dos quais tiveram motores de 1600cc - estes que têm uma linha de corpo mais alta e uma grade mais quadrada.
O hatchback 4x2 Samara foi motorizado com um 1300cc transversal. Outras versões se seguiram, hatchbacks de cinco portas e quatro portas que são vendidos com um kit de estilo e a adição de motores de 1500cc e 1100cc. Em agosto de 1996 o Samara foi vendido com uma injeção de combustível da General Motors nos motores 1.5. Durante este tempo a linha Riva foi cortada para somente o 1500 Saloon e o Estate com duas boas variações.
O terceiro sócio da família de Lada, o 4x4 Niva, apareceu em 1978. A variante do Niva "Cossack" com interior mais bonito e rodas de liga começaram a aparecer em 1986, entretanto o ornamento "cossaco" tinha estado disponível como uma gama de suplementos opcionais antes disto. A segunda metade de 1995 viu a introdução do Niva "Hússar" e o "Cossack" provido com um motor 1700cc com injeção de combustível de GM.
Fonte: nivaclube.com
História da Lada
Laika 2105 Lada Laika 2105
Lada é uma marca da Avtovaz, uma fábrica de automóveis russa de Togliatti. O nome substituiu o original "Zhiguli", cuja fonética semelhante com "Gigolo" acabou por prejudicar as exportações. A marca ficou famosa no oeste da Europa com o Lada Riva, carro econômico vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980-90.
No entanto, modelos subseqüentes não conseguiram o mesmo sucesso. Atualmente, a empresa mantém um acordo de cooperação semelhante a uma joint venture com a GM (General Motors - Alemanha), da qual recebeu investimentos para tirar do papel o novo Niva (VAZ 2123), que é montado nas dependências da Avtovaz, saindo da linha de montagem com o emblema da Chevrolet. O nome Niva, atualmente, pertence à GM, e o antigo Niva (VAZ 2121) passou a ser chamado de Lada 4x4.
Essa injeção não só possibilitou à fábrica russa ter um produto novo e de qualidade como também lhe deu fôlego para projetar no mercado um novo veículo, o Lada Kalina, nas versões hatch, sedan e station wagon, de inegável beleza externa e interna, à altura de seus similares de outras marcas internacionais. Atualmente, a Lada ainda produz o famoso Riva, conhecido em alguns mercados (como o brasileiro) como Laika, em outros simplesmente como Lada 2105, devido ao seu baixíssimo preço e à sua grande aceitação.
Também produz o Samara nas versões hatch 3 e 5 portas, conversível e sedan, o Samara II, nas versões hatch 5 portas e sedan, o Lada 110 (conhecido em alguns mercados como Aphalina), nas versões hatch 5 portas, sedan, station wagon, limousine, niva nas versões 2 e 4 portas e conversível, novo Niva e Lada Kalina nas três versões da gama, além de uma minivan, Nadesha, sobre a plataforma do Niva para 7 pessoas.
Lada Niva Lada Niva

Brasil

Com a abertura da importação pelo então Presidente Fernando Collor de Mello, em 1990 o Brasil começou a importar da União Soviética os seguintes modelos:
  • 2105 (Laika),
  • 2104 (Laika Station Wagon), Lada Samara Hatchback de 3 ou 5 portas e Lada Niva.
Os seis anos (1990-1995) de sobrevivência da marca no Brasil foram de relativo sucesso, em razão do baixo preço e da carroceria funcional que se destacou principalmente entre os táxis. Um dos motivos do fracasso da empresa foi o design considerado ultrapassado de seus veículos, que foi pouco aceito pelos consumidores brasileiros. Mesmo os preços acessíveis (cerca de US$ 6.850 para um Lada Laika 2105) não foram suficientes para manter a marca Lada presente no Brasil.
O golpe fatal veio com alteração na cobrança do imposto de importação de automóveis em 1994, editada pelo então ministro da fazenda do governo Itamar Franco, Ciro Gomes, e que prejudicou empresas que não tinham fábricas no país. Outro fator era a má tropicalização dos carros, que não vinham adaptados à gasolina com álcool vendida no Brasil.
Era comum que apresentassem mau funcionamento e problemas de carburador. Ainda assim, podem-se encontrar muitos exemplares rodando nas grandes cidades brasileiras.
Em alguns países da América do Sul ainda é possível encontrar carros Lada 0km (Venezuela, Equador e Colômbia).

Modelos

  • Lada 110, 111, 112, 113, 114, 115
  • Lada Kalina (2004- )
  • Lada Niva (1977- )
  • Lada Samara
  • Lada Riva (VAZ 2104, 2105, 2107) (1980-)
  • Lada Oka

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