O pioneirismo desses homens fez com que colecionassem outras conquistas como a construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do primeiro caminhão a Diesel do mundo.
O carro entregue em outubro de 1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek. Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler "Phönix" com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.
Emil Jellinek que dirige uma grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29. Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente durante a Semana de Nice - na qual ele corre com pseudônimo.
Para isso ele utiliza o pré-nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek "Mercedes" está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.
O Primeiro Automóvel
Em abril de 1900 transforma-se em descrição de produto, quando Jellinek e a DMG assinam um acordo de distribuição de veículos e motores. A partir daí acorda-se o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria "levar o nome Daimler-Mercedes". Catorze dias mais tarde, Jellinek encomenda 36 veículos pelo preço global de 550 000 marcos - que em valores atuais corresponderia a 5,5 milhões de marcos - e não apenas para aquela época, um grande pedido. Depois de algumas semanas, ele encomenda mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.
O primeiro dos carros com o novo motor, um carro de competição com 36 HP é entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.
Este primeiro "Mercedes", desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG, faz furor no início do século. Com seus baixos pontos de apoio, o quadro de aço prensado, e o leve motor de alto desempenho e o radiador tipo colmeia representam uma riqueza de inovações que o tornaram o primeiro automóvel moderno.
A semana de Nice, em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em todas as disciplinas, ajudaram Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional.
Em março de 1901 são lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As encomendas de Jellinek excedem a capacidade de produção da fábrica Daimler de Cannstatt.
Em 1907 Jellinek assume o cargo de Cônsul Geral Austro-Húngaro e depois de pouco tempo Cônsul do México. Em 1909, Jellinek retira-se do negócio automobilístico, para poder assumir a chefia de operações do Consulado Austro-Húngaro em Mônaco. Ele permanece um interessado observador da construção automobilística até sua morte em 21.01.1918.
Pioneiros
O sonho do automóvel “A Carruagem sem cavalos”, é talvez tão antigo quanto a própria humanidade. Citado no velho testamento, concebido em baixos relevos Gregos e Romanos, ele só se tornaria realidade em 1886, graças a Gottlieb Daimler e Karl Benz, reconhecidos como os verdadeiros pais do automóvel.
Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe. Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor. Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes. A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.
A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas. Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.
Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público. Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos:o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.
A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.
Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.
Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direção na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos atuais motores boxer (de cilindros antagônicos).
Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.
Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por ações. Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas atividades comerciais.
De 1890 a 1899 a força de trabalho pulou de 50 para 430 homens. Neste ano, foram construídos 572 veículos pela Benz.
Com Karl Benz sairam também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros. Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.
Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen. Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e eles produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne". A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.
Em 1912, Karl Benz retirou-se da atividade, deixando seus dois filhos na direção. A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas atividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de taxís por sua grande confiabilidade.
Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.
Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.
Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg. Hoje esta casa transformou-se na Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, como sede da fundação sendo também utilizada como centro de eventos.
Depois de uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, ele freqüentou de 1857 a 1859 a Escola Politécnica de Stuttgart. Após diversas atividades técnicas na França e na Inglaterra ele conseguiu, em 1862, uma posição como desenhista em Geislingen.
No fim de 1863 Daimler começou a trabalhar como inspetor de oficina da Fábrica de Máquinas Bruderhauses, em Reutlingen, onde conheceria, em 1865, Wilhelm Maybach.
Em 9 de novembro de 1867 casou-se com Emma Kurtz de Maulbronn. Em 1869 trabalhou como gerente de oficinas da Companhia Construtora de Máquinas Karlsruhe e em 1872 transferiu-se para Otto & Langen como gerente técnico da Fábrica de Motores Deutz, onde conheceria o motor Otto de quatro tempos.
Depois de divergências com a direção da empresa, ele deixa a Deutz, em meados de 1882.
A Oficina de testes
Em 1882, Daimler comprou uma villa em Cannstatt, por 75000 Marcos Ouro, valor conseguido graças a seu trabalho na Deutz e à indenização com o encerramento de seu contrato com a fábrica de motores.
No grande jardim da vila, havia uma estufa que Daimler mandou ampliar para montar uma oficina de testes.
A base de Daimler era utilizar exclusivamente gasolina como combustível dos motores, montando-os em todos os veículos possíveis - na terra, na água e no ar. Como procedimento de trabalho ele pensava naturalmente em utilizar o princípio Otto de quatro tempos, que devido ao complicado mecanismo de ignição não permitia grandes rotações.
Daimler resolveu patentear, depois de intensivos testes, um motor não refrigerado, com isolação de calor, com ignição de tubo incandescente não controlada. Esta patente foi uma obra-prima na arte da formulação, já que ela correspondia aos princípios de quatro tempos do motor Otto. Ela transformou-se, assim, numa grande disputa judicial de patentes que a Deutz abriria especialmente depois que Daimler se recusou a permitir o uso gratuito da ignição por tubo incandescente não controlada. A Corte Federal, contudo, graças à sua intervenção pessoal, aceitou a argumentação de Daimler e sua posição prevaleceu.
Com seus problemas por exemplo, de coração já evidenciados, Daimler cometeu alguns erros em relação à DMG e recusou, por exemplo adquirir 102 ações adicionais que lhe garantiam o controle majoritário, porque ele mesmo tinha sérias dúvidas sobre a possibilidade de sobrevivência da empresa.
A crescente tensão entre Daimler e Duttenhofer e Lorenz finalmente levou os outros dois acionistas a ameaçá-lo de expulsá-lo da sociedade se a DMG não saldasse uma dívida bancária de 400 000 marcos. Eles o ameaçaram com a falência, a menos que Daimler abrisse sua carteira de ações e colocasse os direitos de suas invenções à disposição por um valor de 66 666 marcos. Para não enfrentar a bancarrota, Daimler concordou. Eles tinham se livrado de Daimler, mas isso não trouxe sorte para a empresa. Nâo havia mais desenvolvimento e os balanços tornavam-se notadamente piores.
Em 1895 uma oferta da Daimler-Motor-Gesellschaft para Maybach recebeu a resposta que ele não voltaria para empresa sem Daimler. Duttenhofer provavelmente jamais teria concordado, se não fosse por outro acontecimento que acabaria provocando uma reviravolta no desempenho do negócio. Através do motor Phoenix projetado por Maybach a fama da Daimler-Motores estava na boca do mundo, e um grupo de industriais ingleses, cujo porta-voz era o sr. Frederick R. Simms, desejou adquirir os direitos de licenciamento deste motor para a Inglaterra. Estavam prontos a pagar a inacreditável soma de 350 000 marcos, com a condição que Daimler fosse reintegrado à empresa. O retorno de Daimler e Maybach acabou provocando um inesperado crescimento nas operações da empresa.
Daimler recebe sua parte acionária de 200 000 marcos de volta, além de um título de usufruto de 100 000 marcos, com o cargo de Conselheiro e Inspetor Geral do Conselho de Administração. Maybach foi nomeado diretor técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft, e também recebeu ações no valor de 30 000 marcos.
Maybach recebeu a incumbência fundamental de desenvolvimento técnico e confiabilidade de produtos, reconstruindo a competitividade dos produtos da DMG.
A construção foi desenvolvida nas instalações do Hotel Hermann que se transformou numa importante base industrial.
O próprio Daimler somente permaneceria por mais cinco anos até sua morte em 06 de março de 1900.
Em Reutlingen ele também conheceu Gottlieb Daimler, em 1865. Maybach formou uma grande amizade com Daimler cultivada até a morte de Daimler. Com Daimler ele foi para Karlsruhe em 1869 e depois para a fábrica de motores Deutz. Ali inspirado, ele queria construir um motor de combustão leve, de alta velocidade, adequado para veículos na água, na terra e no ar.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercedes-benz/historia-7.php#ixzz1zmlbBmOD
Um veículo que claramente se elevava acima de tudo que a Daimler-Motoren-Gesellschaft havia criado ou construído até então e que terminava com as antigas carruagens na construção automobilística.
Apesar do grande sucesso do automóvel Mercedes, Maybach foi alvo de intrigas. Ele foi substituído como Construtor Chefe e suas atividades limitadas a um simples "escritório de inventor".
Em 1907 ele deixou a DMG amargurado. Quando em agosto de 1908 o Zeppelin LZ 4 foi destruído por gaivotas, Maybach ofereceu-se ao Barão von Zeppelin para projetar um motor novo e melhor para o dirigível. As negociações que se seguiram levaram à criação, em março de 1909 da empresa "Luftfahrzeug-Motorenbau-GmbH Bissingen". O diretor técnico era o filho de Wilhem Maybach, Karl que já havia construído o novo motor. Em 1912, a empresa mudou-se para Friedrichshafen. Pai e filho detinham cada um 20% da empresa, mas Wilhelm Maybach deixou a administração da empresa totalmente para o seu filho.
A partir de 1922, automóveis de luxo começaram a ser também produzidos em Friedrichshafen. Um ponto alto da linha de produtos era o Maybach 12 Tipo DS de 1929, o primeiro automóvel com motor V12, que como seu sucessor, o tipo "Zeppelin", seria considerado o correspondente alemão do Rolls-Royce. Wilhelm Maybach faleceu em 29 de dezembro de 1929.
Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.
Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo.
E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercedes-benz/historia-12.php#ixzz1zmlym9kl
O Nascimento da Marca
Em 1889 nasce a filha Mercedes, de Jellinek - o nome feminino espanhol significa "graça". Quatro anos mais tarde morre sua esposa. Os negócios de Jellinek iam tão bem, que ele pode mudar-se para Nice. Mercedes
Ele compra seu primeiro veículo: um Dion-Bouton-Tricycle. A este segue-se um Léon-Bollée-Voiturette de três rodas, que é substituído por uma carruagem Benz de quatro assentos. Através de um artigo jornalístico Jellinek tem sua atenção atraída para a Daimler-Motoren-Gesellschaft e viaja, em 1897, especificamente para Cannstatt, para visitar a Daimler. Ele encomenda seu primeiro carro Daimler, de 6 HP com acionamento por correias com motor de 2 cilindros.O carro entregue em outubro de 1897 com uma velocidade máxima de 24 km/h é muito lento para Jellinek. Ele exige uma velocidade de 40 km/h e encomenda dois veículos adicionais: ambos entregues em setembro de 1898, são carros Daimler "Phönix" com um motor horizontal de 8 HP e são os primeiros automóveis do mundo a rodar pelas ruas com motor de quatro cilindros.
Emil Jellinek que dirige uma grande casa em Nice e que possui bons contatos com o mundo financeiro internacional e com a aristocracia, desenvolve uma crescente atividade como negociante, promovendo e vendendo os automóveis Daimler nos mais altos círculos da sociedade. No ano de 1899 a DMG entrega 10 veículos a Jellinek, em 1900 já são 29. Jellinek exige veículos cada vez mais potentes e velozes, usando-os para fins de competição - principalmente durante a Semana de Nice - na qual ele corre com pseudônimo.
Para isso ele utiliza o pré-nome de sua filha. O pseudônimo de Jellinek "Mercedes" está na boca de todo mundo nos círculos automobilísticos da época.
O Primeiro Automóvel
Em abril de 1900 transforma-se em descrição de produto, quando Jellinek e a DMG assinam um acordo de distribuição de veículos e motores. A partir daí acorda-se o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria "levar o nome Daimler-Mercedes". Catorze dias mais tarde, Jellinek encomenda 36 veículos pelo preço global de 550 000 marcos - que em valores atuais corresponderia a 5,5 milhões de marcos - e não apenas para aquela época, um grande pedido. Depois de algumas semanas, ele encomenda mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.
O primeiro dos carros com o novo motor, um carro de competição com 36 HP é entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.
Este primeiro "Mercedes", desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da DMG, faz furor no início do século. Com seus baixos pontos de apoio, o quadro de aço prensado, e o leve motor de alto desempenho e o radiador tipo colmeia representam uma riqueza de inovações que o tornaram o primeiro automóvel moderno.
A semana de Nice, em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em todas as disciplinas, ajudaram Jellinek e a Mercedes com uma publicidade excepcional.
Em março de 1901 são lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As encomendas de Jellinek excedem a capacidade de produção da fábrica Daimler de Cannstatt.
O Registro da Marca
Em 23 de junho de 1902 o nome "Mercedes" é registrado como marca e em 26 de setembro está protegido legalmente. Emil Jellinek recebe em junho de 1903 autorização para usar o nome Jellinek-Mercedes. "Com certeza é a primeira vez que um pai leva o nome de sua filha", comenta o bem sucedido negociante sobre a mudança de nome.Em 1907 Jellinek assume o cargo de Cônsul Geral Austro-Húngaro e depois de pouco tempo Cônsul do México. Em 1909, Jellinek retira-se do negócio automobilístico, para poder assumir a chefia de operações do Consulado Austro-Húngaro em Mônaco. Ele permanece um interessado observador da construção automobilística até sua morte em 21.01.1918.
A Estrela
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético. Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler. Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.Pioneiros
O sonho do automóvel “A Carruagem sem cavalos”, é talvez tão antigo quanto a própria humanidade. Citado no velho testamento, concebido em baixos relevos Gregos e Romanos, ele só se tornaria realidade em 1886, graças a Gottlieb Daimler e Karl Benz, reconhecidos como os verdadeiros pais do automóvel.
Karl Benz
Os primeiros anos
Karl Benz nasceu em 25.11.1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe. O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl. Apesar dos limitados recursos financeiros a mãe tratou de dar-lhe uma boa educação.Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe. Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor. Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes. A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.
O início
Em 1871 Karl Benz fundou junto com o "mecânico" August Ritter sua primeira firma em Mannheim. Como Ritter não era um sócio confiável, Karl Benz pagou a ele com a ajuda de sua noiva Bertha Ringer e continuou com a empresa sozinho.A empresa Benz & Co.
Benz conseguiu no mesmo ano apoio financeiro dos investidores Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger. Em outubro de 1883 fundaram a firma "Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik".A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas. Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.
Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público. Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos:o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.
A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.
Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.
Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direção na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos atuais motores boxer (de cilindros antagônicos).
Maior fabricante automobilístico do mundo
O desenvolvimento para números produtivos maiores a Benz & Co. conseguiu com o "Velo".Um automóvel leve, de preço acessível que foi produzido de 1894 a 1901. Este automóvel, pelo número de 1200 veículos produzidos, pode ser considerado o primeiro automóvel produzido em série.Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.
Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por ações. Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas atividades comerciais.
De 1890 a 1899 a força de trabalho pulou de 50 para 430 homens. Neste ano, foram construídos 572 veículos pela Benz.
Os últimos anos
A partir de 24.01.1903 Karl Benz retirou-se da vida ativa da companhia, passando a fazer parte do conselho de administração. Sua saída baseou-se no fato da alta administração ter contratado um grupo de construtores franceses para a fábrica de Mannheim, para fazer frente à concorrência da Mercedes, com produtos equivalentes. Isto, contudo, acabou criando disputas internas.Com Karl Benz sairam também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros. Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.
Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen. Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e eles produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne". A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.
Em 1912, Karl Benz retirou-se da atividade, deixando seus dois filhos na direção. A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas atividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de taxís por sua grande confiabilidade.
Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.
Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.
Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg. Hoje esta casa transformou-se na Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, como sede da fundação sendo também utilizada como centro de eventos.
Gottlieb Daimler
Os Primeiros Anos
Gottlieb Daimler nasceu em 17 de março de 1834, em Schorndorf. Estudou latim e freqüentou a escola de desenho.Depois de uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, ele freqüentou de 1857 a 1859 a Escola Politécnica de Stuttgart. Após diversas atividades técnicas na França e na Inglaterra ele conseguiu, em 1862, uma posição como desenhista em Geislingen.
No fim de 1863 Daimler começou a trabalhar como inspetor de oficina da Fábrica de Máquinas Bruderhauses, em Reutlingen, onde conheceria, em 1865, Wilhelm Maybach.
Em 9 de novembro de 1867 casou-se com Emma Kurtz de Maulbronn. Em 1869 trabalhou como gerente de oficinas da Companhia Construtora de Máquinas Karlsruhe e em 1872 transferiu-se para Otto & Langen como gerente técnico da Fábrica de Motores Deutz, onde conheceria o motor Otto de quatro tempos.
Depois de divergências com a direção da empresa, ele deixa a Deutz, em meados de 1882.
A Oficina de testes
Em 1882, Daimler comprou uma villa em Cannstatt, por 75000 Marcos Ouro, valor conseguido graças a seu trabalho na Deutz e à indenização com o encerramento de seu contrato com a fábrica de motores.
No grande jardim da vila, havia uma estufa que Daimler mandou ampliar para montar uma oficina de testes.
A base de Daimler era utilizar exclusivamente gasolina como combustível dos motores, montando-os em todos os veículos possíveis - na terra, na água e no ar. Como procedimento de trabalho ele pensava naturalmente em utilizar o princípio Otto de quatro tempos, que devido ao complicado mecanismo de ignição não permitia grandes rotações.
Daimler resolveu patentear, depois de intensivos testes, um motor não refrigerado, com isolação de calor, com ignição de tubo incandescente não controlada. Esta patente foi uma obra-prima na arte da formulação, já que ela correspondia aos princípios de quatro tempos do motor Otto. Ela transformou-se, assim, numa grande disputa judicial de patentes que a Deutz abriria especialmente depois que Daimler se recusou a permitir o uso gratuito da ignição por tubo incandescente não controlada. A Corte Federal, contudo, graças à sua intervenção pessoal, aceitou a argumentação de Daimler e sua posição prevaleceu.
Os últimos anos
Gottlieb Daimler lutava já havia algum tempo com problemas no coração. No inverno de 1892/93 ele adoeceu novamente e no início do ano foi enviado para uma clínica em Florença. Lá ele reencontrou Linda Hartmann, nascida Schwend, que ele havia conhecido entre amigos de Cannstatt. Sua primeira esposa Emma havia falecido em 28 de julho de 1889 e Linda Hartmann, 22 anos mais jovem e muito viajada impressionou-o tanto que ele resolveu casar-se com ela. A cerimônia de casamento ocorreu em 08 de julho em 1893 no "Schwäbisch Hall".Com seus problemas por exemplo, de coração já evidenciados, Daimler cometeu alguns erros em relação à DMG e recusou, por exemplo adquirir 102 ações adicionais que lhe garantiam o controle majoritário, porque ele mesmo tinha sérias dúvidas sobre a possibilidade de sobrevivência da empresa.
A crescente tensão entre Daimler e Duttenhofer e Lorenz finalmente levou os outros dois acionistas a ameaçá-lo de expulsá-lo da sociedade se a DMG não saldasse uma dívida bancária de 400 000 marcos. Eles o ameaçaram com a falência, a menos que Daimler abrisse sua carteira de ações e colocasse os direitos de suas invenções à disposição por um valor de 66 666 marcos. Para não enfrentar a bancarrota, Daimler concordou. Eles tinham se livrado de Daimler, mas isso não trouxe sorte para a empresa. Nâo havia mais desenvolvimento e os balanços tornavam-se notadamente piores.
Em 1895 uma oferta da Daimler-Motor-Gesellschaft para Maybach recebeu a resposta que ele não voltaria para empresa sem Daimler. Duttenhofer provavelmente jamais teria concordado, se não fosse por outro acontecimento que acabaria provocando uma reviravolta no desempenho do negócio. Através do motor Phoenix projetado por Maybach a fama da Daimler-Motores estava na boca do mundo, e um grupo de industriais ingleses, cujo porta-voz era o sr. Frederick R. Simms, desejou adquirir os direitos de licenciamento deste motor para a Inglaterra. Estavam prontos a pagar a inacreditável soma de 350 000 marcos, com a condição que Daimler fosse reintegrado à empresa. O retorno de Daimler e Maybach acabou provocando um inesperado crescimento nas operações da empresa.
Daimler recebe sua parte acionária de 200 000 marcos de volta, além de um título de usufruto de 100 000 marcos, com o cargo de Conselheiro e Inspetor Geral do Conselho de Administração. Maybach foi nomeado diretor técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft, e também recebeu ações no valor de 30 000 marcos.
Maybach recebeu a incumbência fundamental de desenvolvimento técnico e confiabilidade de produtos, reconstruindo a competitividade dos produtos da DMG.
A construção foi desenvolvida nas instalações do Hotel Hermann que se transformou numa importante base industrial.
O próprio Daimler somente permaneceria por mais cinco anos até sua morte em 06 de março de 1900.
Wilhelm Maybach
Rei dos construtores
Wilhelm Maybach nasceu em 09 de fevereiro de 1846, em Heilbronn e lá cresceu com cinco irmãs. A família mudou-se mais tarde para Stuttgart. Com dez anos de idade ele ficou órfão. Na Irmandade de Reutlingen ele freqüentava a escola. O fundador e diretor da irmandade reconheceu muito cedo o talento técnico do garoto e o incentivou.Em Reutlingen ele também conheceu Gottlieb Daimler, em 1865. Maybach formou uma grande amizade com Daimler cultivada até a morte de Daimler. Com Daimler ele foi para Karlsruhe em 1869 e depois para a fábrica de motores Deutz. Ali inspirado, ele queria construir um motor de combustão leve, de alta velocidade, adequado para veículos na água, na terra e no ar.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercedes-benz/historia-7.php#ixzz1zmlbBmOD
O primeiro Mercedes-Benz
Uma das construções mais marcantes de Maybach foi realizada depois da morte de Daimler, em 1900: a primeira Mercedes, que causou furor na "Semana de Nice", em março de 1901.Um veículo que claramente se elevava acima de tudo que a Daimler-Motoren-Gesellschaft havia criado ou construído até então e que terminava com as antigas carruagens na construção automobilística.
Apesar do grande sucesso do automóvel Mercedes, Maybach foi alvo de intrigas. Ele foi substituído como Construtor Chefe e suas atividades limitadas a um simples "escritório de inventor".
Em 1907 ele deixou a DMG amargurado. Quando em agosto de 1908 o Zeppelin LZ 4 foi destruído por gaivotas, Maybach ofereceu-se ao Barão von Zeppelin para projetar um motor novo e melhor para o dirigível. As negociações que se seguiram levaram à criação, em março de 1909 da empresa "Luftfahrzeug-Motorenbau-GmbH Bissingen". O diretor técnico era o filho de Wilhem Maybach, Karl que já havia construído o novo motor. Em 1912, a empresa mudou-se para Friedrichshafen. Pai e filho detinham cada um 20% da empresa, mas Wilhelm Maybach deixou a administração da empresa totalmente para o seu filho.
A partir de 1922, automóveis de luxo começaram a ser também produzidos em Friedrichshafen. Um ponto alto da linha de produtos era o Maybach 12 Tipo DS de 1929, o primeiro automóvel com motor V12, que como seu sucessor, o tipo "Zeppelin", seria considerado o correspondente alemão do Rolls-Royce. Wilhelm Maybach faleceu em 29 de dezembro de 1929.
Emil Jellinek
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético.Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.
Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi acrescentado o círculo.
E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.
Hoje em dia
A Mercedes-Benz é, hoje em dia, uma das marcas de automóveis mais conhecidas do Mundo inteiro. A sua fama e diversidade na produção permitem obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico constante. Os carros produzidos não param de encher os olhos dos consumidores. Muitos famosos compram Mercedes de alto valor e, claro, potência. De forma a variar a sua oferta, a Mercedes diversificou os seus modelos criando carros mais pequenos e menos luxuosos. Porém, a qualidade dos automóveis é sempre um objectivo da marca. A qualidade, aliás, foi sempre uma aliada à empresa garantido serviços de atendimento em todo o mundo. As peças produzidas pela marca são únicas e difíceis de serem ilegalmente copiadas (chaves, motores, suspensões, etc.). Mercedes Classe A
Além da Mercedes proprimente dita, a DaimlerChrysler AG (nome do antigo grupo, antes da recente venda da Chrysler, que acumulava prejuízos) criou outras marcas mas com os motores Mercedes. Um exemplo delas é o Smart - um carro pequeno e citadino que vai agora na segunda geração. Apesar de ter tido bons números de vendas na Europa, esta marca nunca foi capaz de apresentar lucros, em parte graças ao elevado investimento inicial que não foi partilhado com mais nenhum construtor. Para emendar esse aspecto o actual smart partilha o seu motor de três cilindros com 1.0 litros (e três níveis de potência) com a Mitsubishi. Outra novidade é que este pequeno automóvel passou também a ser comercializado nos Estados Unidos, para já com algum sucesso.Mercedes-Benz | |
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Tipo | Divisão da Daimler AG |
Fundação | 1871 |
Pessoa(s) chave | Gottlieb Daimler Karl Benz Dieter Zetsche, actual presidente |
Indústria | Automóvel |
Produtos | Automóveis Camiões Autocarros Motores |
Lucro | N/D |
Website | www.mercedes-benz.com |
Lista de Modelos
Automóveis
- Mercedes-Benz Classe A
- Mercedes-Benz Classe B
- Mercedes-Benz Classe C
- Mercedes-Benz Classe E
- Mercedes-Benz Classe S
- Mercedes-Benz Classe ML
- Mercedes-Benz Classe G
- Mercedes-Benz Classe GL
- Mercedes-Benz Classe GLK
- Mercedes-Benz Classe CL
- Mercedes-Benz Classe CLC
- Mercedes-Benz Classe CLK
- Mercedes-Benz Classe CLS
- Mercedes-Benz Classe SL
- Mercedes-Benz Classe SLK
- Mercedes-Benz Classe SLR McLaren
- Mercedes-Benz Classe V
- Mercedes-Benz Classe R
Veículos Comerciais
Séries Atuais
- Mercedes-Benz Unimog
- Mercedes-Benz Sprinter
- Mercedes-Benz Accelo
- Mercedes-Benz Atego
- Mercedes-Benz Axor
- Mercedes-Benz Actros
Séries Anteriores
- Mercedes-Benz série HPN
- Mercedes-Benz 710 Plus
- Mercedes-Benz 1620
- Mercedes-Benz LS-1634
- Mercedes-Benz série LP
Ônibus
Microônibus
- Mercedes-Benz LO-608D
- Mercedes-Benz LO-709E
- Mercedes-Benz LO-712
- Mercedes-Benz LO-812
- Mercedes-Benz LO-814
- Mercedes-Benz LO-914
- Mercedes-Benz LO-915
Chassi Motor Dianteiro
- Mercedes-Benz LP-321 (50s-60s)
- Mercedes-Benz LP-1113 (1970-1979)
- Mercedes-Benz LPO-1113 (1970-1979)
- Mercedes-Benz OF-1113 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OF-1114 (1987)
- Mercedes-Benz OF-1115 (1988-1992)
- Mercedes-Benz OF-1218 (2008- )
- Mercedes-Benz OF-1313 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OF-1314 (1987)
- Mercedes-Benz OF-1315 (1988-1997)
- Mercedes-Benz OF-1318 (1988-1998)
- Mercedes-Benz OF-1417 (1998-2003)
- Mercedes-Benz OF-1418 (2004- )
- Mercedes-Benz OF-1618 (1992-1993)
- Mercedes-Benz OF-1620 (1994-1997)
- Mercedes-Benz OF-1721 (1998-2004)
- Mercedes-Benz OF-1722M (2004-)
Chassi e plataformas urbanos de Motor Traseiro
- Mercedes-Benz OH-1313 (1970-1986)
- Mercedes-Benz OH-1314 (1987)
- Mercedes-Benz OH-1315 GNV (1986-1989)
- Mercedes-Benz OH-1315 (1988-1995)
- Mercedes-Benz OH-1316 (70s-1986)
- Mercedes-Benz OH-1317 (1987)
- Mercedes-Benz OH-1318 (1988-1997)
- Mercedes-Benz OH-1417 (2000-2004)
- Mercedes-Benz OH-1418 (2004-2006)
- Mercedes-Benz OH-1419 (1976-1986)
- Mercedes-Benz OH-1420 (1987-2003)
- Mercedes-Benz OH-1517 (1976-1986)
- Mercedes-Benz OH-1518 (1987) (2008- )
- Mercedes-Benz OH-1520 (1988-1992)
- Mercedes-Benz OH-1621L (1997-1998)
- Mercedes-Benz OH-1621LE (1998-2004)
- Mercedes-Benz OH-1623LG (1997-2004)
- Mercedes-Benz OH-1622 (2008- )
- Mercedes-Benz OH-1628L (1998-2004)
- Mercedes-Benz O-371UP (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-400UP (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-500M (2001- )
- Mercedes-Benz O-500U (2001- )
Monoblocos urbanos
- Mercedes-Benz O-321 (1958-70s)
- Mercedes-Benz O-362 (1973-1978)
- Mercedes-Benz O-364 (1978-1986)
- Mercedes-Benz O-365 (1986-1987)
- Mercedes-Benz O-371U (1987-1994)
- Mercedes-Benz O-371UL (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-371UP (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-400UP (1994-1996)
Plataformas articuladas de motor traseiro
- Mercedes-Benz O-400UPA (1994-2004)
- Mercedes-Benz O-500MA (2005- )
- Mercedes-Benz O-500UA (2005- )
Monoblocos, chassi e plataformas rodoviários de motor traseiro
- Mercedes-Benz O-321 (1958-1969)
- Mercedes-Benz O-326 (1966-1974)
- Mercedes-Benz O-352 (1969-1974)
- Mercedes-Benz O-355 (1972-1978)
- Mercedes-Benz O-362 (1974-1978)
- Mercedes-Benz O-364 (1978-1987)
- Mercedes-Benz O-370R (1986)
- Mercedes-Benz O-370RS (1984-1987)
- Mercedes-Benz O-370RSD (1984-1987)
- Mercedes-Benz O-371R (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-371RS (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-371RSD (1987-1993)
- Mercedes-Benz O-371RSL (1993)
- Mercedes-Benz O-400R (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-400RS (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-400RSL (1994-1996)
- Mercedes-Benz O-400RSD (1994-2004)
- Mercedes-Benz O-400RSE (1998-2004)
- Mercedes-Benz O-500M Buggy (2001- )
- Mercedes-Benz O-500R (2004- )
- Mercedes-Benz O-500RS (2004- )
- Mercedes-Benz O-500RSD (2004- )
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercedes-benz/historia-12.php#ixzz1zmlym9kl
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